Escrever, editar e publicar. Um processo que não é simples e requer a superação de muitos desafios. A Universidade Veiga de Almeida, do campus Barra, realizou o “Esquenta Primavera”, em parceria com a equipe da Primavera Literária (LIBRE) e a Agência Onze, coordenada pelo professor Leo Amato. O evento ocorreu no auditório da Universidade e contou com um workshop ministrado pela jornalista Inês Carreira, colaboradora das editoras Jaguatirica e Gato Bravo.
A manhã foi marcada com uma conversa sobre os obstáculos do mercado literário, experiências pessoais da jornalista e uma discussão e apresentação do livro “Guia essencial de autores iniciantes: 54 perguntas e repostas”, de Paula Cajaty. Nele, a autora, que é responsável pelas editoras nas quais Inês trabalha, dá dicas e fala sobre cada parte do processo de criação de livros para quem está no começo da carreira.
Além de esclarecer dúvidas, a jornalista falou um pouco sobre seu papel na área de comunicação e contou que o trabalho para pequenas editoras pode ser difícil, mas não impossível, assim como o lançamento de livros. “Não existe uma fórmula exata para o sucesso de uma obra. É muito difícil e desafiador, mas vale a pena”.
O processo de realização não é do domínio de muitos iniciantes e a conversa trouxe conhecimentos sobre o mercado cultural e colocou a escrita como uma forma de resistência. Inês acredita que eventos como este possibilitam a interação de pessoas que buscam lançar seus livros, com editoras, autores e profissionais da área, em geral. Ela também deu dicas aos interessados e afirmou que desistir não é o melhor caminho, e sim arriscar. “O mercado está aberto para novas experiências e oportunidades”.
Colaboração: Nayara Simões
Deixe um comentário