São várias as novidades envolvendo a Economia Criativa e a Universidade Veiga de Almeida. O Labroratório de Economia Criativa (CRIA) do campus Barra da UVA realizou uma doação de livros para a biblioteca da unidade. Os exemplares abordam diversas temáticas em economia criativa e entre os autores estão John Howkins, Charles Landry e Ana Carla Fonseca Reis.

O coordenador do CRIA, professor Léo Amato, destaca que a doação é um passo importante para as pesquisas relacionadas ao tema. “A maneira de darmos uma colaboração para a universidade é disponibilizando títulos que possam facilitar o acesso dos estudantes a autores que tratam de questões importantes da economia criativa”, destacou.

Além de contribuir para as pesquisas, os livros também servirão de material de apoio para a disciplina Territórios Criativos, ministrada pelo professor Carlos Eduardo Nunes-Ferreira. A matéria é vinculada ao curso de Comunicação Social, mas por tratar de temas interdisciplinares está disponibilizada como Tópico Especial, o que possibilita que alunos de diversas áreas possam cursá-la. O professor ressalta que os territórios criativos são formas de trabalhos mais colaborativos do que competitivos e mais circular do que linear. “O objetivo é exatamente apresentar ao estudante esta nova percepção sobre espaços e territórios criativos assim como os novos modos de produção e modelos de trabalho da contemporaneidade como os coletivos e os espaços de co-working”, destaca.

O docente explica que são chamados territórios criativos os espaços que reúnem atividades ligadas aos conceitos de Indústria Criativa e Economia Criativa, nas áreas de produção de conteúdo editorial, digital, audiovisual; a arquitetura, o design e a comunicação, nos seus sentidos mais amplos e diversos. “A disciplina parte da ideia de que existem condições específicas que podem ser estimuladas e reunidas em um espaço identificável a fim de proporcionar um ambiente fértil para iniciativas empreendedoras, criativas e multidisciplinares”, conclui.

Colaboração: Graziela Andrade

Compartilhe