Antes de mais nada, vamos lembrar que não existe uma receita de bolo, portanto, como todo negócio e novo empreendimento, a chance de não dar certo é real, a grande sacada é minimizar essa chance e, com essas dicas, é isso que você vai conseguir.

            Vamos começar com o mais difícil de conseguir: incentivo e apoio do público. A maior aliada para vencer esses desafios será a internet. Na rede, é imprescindível que você faça uma divulgação dos seus projetos. E-books, YouTube, Podcasts, Blogs e outras ferramentas para produzir conteúdo são veículos importantíssimos para a Economia Criativa e não podem ser deixados de lado. Algumas dicas:

  • Seja profissional, sua imagem pode e provavelmente será relacionada ao produto. Suas redes particulares também devem manter o bom-senso.
  • Interaja e seja ativo. Responder comentários, mensagens, veja quem curtiu ou compartilhou. Nesse meio é preciso estar conectado com quem interage com você. Lembre-se, todos são um cliente em potencial.
  • Não perca tendências. A cada segundo surge algo novo, você precisa estar sempre atualizado.
  • Assertividade. Use a criatividade e entenda que para o sucesso, será necessário ser assertivo para atender as necessidades do público alvo. Pesquisar e inovar são indispensáveis nesse mundo.

            Dominar a tecnologia também vai acrescentar muito na sua vida profissional, um estudo feito pela FIRJAN aponta que o ramo da tecnologia emprega pouco mais de 37% dos trabalhadores inseridos no setor da Economia Criativa, além disso, o estudo ainda mostra que esse é o segmento que tem maior média salarial para empregados do ramo.

            Lembre-se, para alcançar o sucesso nesse meio, é imprescindível aliar a criatividade a tecnologia. Estamos em pleno século XXI e com a quarta revolução industrial acontecendo, é urgente estar sempre bem informado e com o domínio da tecnologia.

            Como já foi dito aqui: as fronteiras estão fora de moda e cada vez mais decadentes, cabe aos criativos aproveitarem a oportunidade que se apresenta, de uma tecnologia mais acessível e democrática.

            A criatividade se destaca sempre que consegue sanar alguma necessidade da população e é importante pontuar que sempre existem necessidades a serem resolvidas, além disso, a criatividade não tem limites, portanto, pode ser uma solução sempre atual para os problemas.

            Steve Jobs, que foi um inventor e empresário, se destacou por ser co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple, entre tantas frases fortes, impactantes e sempre atuais disse sobre a criatividade “A criatividade é a arte de conectar ideias”.

Compartilhe