Toda e qualquer embalagem precisa ser produzida de forma estratégica.

O processo de escolha das cores, a tipografia e todos os elementos que irão compor o design, precisam ser bem pensados para transmitir confiança e conseguir chamar a atenção dos consumidores a partir do momento que passarem os olhos pelo produto na prateleira.

Um designer gráfico não pode, por exemplo, simplesmente passar de cor em cor até encontrar uma mais bonita, é preciso ter um pensamento estratégico e usar o que chamamos de psicologia das cores, como base principal no processo de escolha.

A psicologia das cores é um estudo bem aprofundado que investiga a influência dos efeitos das cores no comportamento dos seres humanos.

Tudo isso é importante porque o design da embalagem precisa em poucos segundos, despertar o interesse e a atenção do consumidor e fazê-lo ansiar pela aquisição do produto. Quando um consumidor está em um mercado diante de dois objetos de um mesmo tipo, ele vai preferir sempre aquele que tiver uma embalagem mais atrativa.

Para criar um bom design de embalagem é preciso primeiramente levar em consideração qual é o tipo de produto e empresa para depois definir as cores e elaborar o design.

Se pensarmos que as cores nos trazem sensações e até mesmo emoções, fica mais fácil notar que o processo de definição de cor da embalagem pode prejudicar ou contribuir para o sucesso de um determinado produto.

Ao longo do artigo você irá entender mais profundamente a importância do design de embalagem, a influência das cores e muito mais, confira:

A importância do Design de Embalagem

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) publicada pelo Sebrae, 75% das empresas que levantaram verba para investir em um bom design sofreram um grande aumento nas vendas. Além disso, 41% delas conseguiram diminuir seus custos.

A importância de investir na embalagem, se deve ao fato de que é praticamente ela quem irá vender o produto, uma boa embalagem contribui para o fortalecimento de uma marca e exerce influência significativa na decisão de compra de qualquer consumidor.

A influência das cores nos designs de embalagens

Dados apontam que as cores aumentam em até 80% o reconhecimento de uma marca. Elas não são apenas de um mecanismo para deixar um produto mais bonito e atraente. E o porquê disso é simples: porque a psicologia das cores existe e está aí para mostrar que essa escolha deve seguir uma lógica.

Se pensarmos que as cores nos trazem sensações e até mesmo emoções, fica mais fácil notar que o processo de definição de cor da embalagem pode prejudicar ou contribuir para o sucesso de um determinado produto.

Já foram realizados diversos estudos acerca das cores e já é comprovado que elas possuem cerca de 85% de influência na decisão de compra.

O MC Donald’s não utiliza a cor amarela e vermelha por acaso. Cores como o amarelo, vermelho e laranja estimulam o apetite e por isso fazem um importante papel em empresas alimentícias.

Essas cores são consideradas como cores quentes e ajudam a estimular o anseio pela compra de um determinado produto.Só é importante tomar cuidado ao utilizar cores mais frias como o roxo, azul e verde, que em produtos alimentícios, não são tão eficazes.

O objetivo das cores não precisa estar sempre somente ligado ao aumento de vendas, uma vez que as cores também servem como forma de proporcionar inspirações e transmitir conceitos.

É válido notar que as cores possuem a capacidade de levar mensagens e fixar uma marca na mente dos consumidores. Durante o processo de escolha das cores é preciso levar em conta a identidade da empresa por completo, como cartões, logomarca, decoração, não apenas o que contém dentro do pacote.

Isso porque criar uma harmonia das cores com a identidade visual da empresa tem mais coerência e irá transmitir mais confiança para os consumidores, além de ajudar a fixar a marca na memória.

Abaixo detalhamos os efeitos das cores, se possível anote, pois os efeitos gerados pelas cores é um importante aspecto a ser levado em consideração no processo de escolha, confira:


CORES QUENTES

Amarelo: A cor amarela é conhecida como a cor da felicidade, significa otimismo, calor, verão, e ainda estimula a criatividade.

Vermelho: O vermelho é a cor da paixão, mas que também tem seu lado mais agressivo, e está relacionado a força, perigo, ação, poder e desejo. O vermelho na tonalidade mais escura é uma boa opção para empresas de fast food.Embalagens de cor vermelha estimulam o apetite. Evite apenas o excesso dessa cor, já que ao em vez de fome, o excesso de vermelho pode ocasionar irritabilidade.

Laranja: Laranja é uma cor vibrante, está associado a felicidade, gera energia, é estimulante e sociável. Significa sucesso, estímulo, determinação e criatividade. É geralmente utilizada em empresas de produtos alimentícios ou relacionados a comunicação, como grupos comunitários.


CORES FRIAS

Azul: O azul é uma cor que simboliza a água e o infinito. Entretanto, ao mesmo tempo que o azul significa a tranquilidade e harmonia, também está relacionada a depressão e a frieza.

Roxo: O roxo é uma cor que desperta a imaginação e ao universo de fantasias. É ideal principalmente para artistas e poetas.Transmite uma sensação de pura extravagância e riqueza.

Verde:A cor verde significa riqueza, segurança e equilíbrio, é geralmente utilizada em embalagens de produtos relacionados a natureza, como de jardinagem.         


CORES NEUTRAS

Branco: Embalagens na cor branca provoca sensações de pureza e a sensações simples.No branco misturado com uma outra cor pode gerar muita credibilidade a uma marca.

Preto: O preto é cor da sofisticação, da elegância e do mistério. É uma cor considerada neutra, muitas vezes ela é utilizada em consultórios de advogados.

Conclusão
O processo de escolha de cores e design de embalagem possui influência significativa nos resultados em vendas da empresa, uma vez que estes fatores interferem na decisão de compra de um consumidor.

Cada detalhe precisa ser pensado, além de ser fundamental traçar uma estratégia e ter um bom planejamento. É preciso ter coerência na hora de personalizar e criar o design, ele precisa ser compatível com os valores, a missão e visão da empresa. Dessa forma, é possível ficar à frente da concorrência, gerar mais credibilidade e confiança para os consumidores.

Tudo isso faz com que o design de embalagem seja altamente decisivo e importante para o sucesso de uma empresa, é preciso gastar tempo para criar o design ideal.

Compartilhe