Antes de entender os conceitos mais profundos relacionados a Infografia, vamos começar pela superfície. O que a palavra Infografia te remete? Calma, não vamos fazer um estudo etimológico da palavra, na verdade essa parte é bem simples e vai ajudar bastante.

Quando você ouve a palavra Infografia, deve sentir que é uma junção de palavras e de fato é. Info, podemos entender como um derivado de informação e grafia, com certeza te lembra gráfico, mas é, na verdade, uma palavra singular e relacionada diretamente a escrita.


Batendo tudo isso no liquidificador: informação + gráfico + escrita = temos Infografia, que, de maneira simples é um condensado disso tudo em forma de informação visual ou arte!


            Agora tudo ficou bem claro, não é? Infografia é a arte de colocar informações em gráficos, imagens e qualquer outra forma que seja você imaginar. São textos visuais explicativos e podem ser associados a elementos não verbais mais ousados, até mesmo como sons.

            A Infografia é muito usada na mídia impressa, nos programas de televisão e, mais recentemente, em plataformas digitais de informação e dados, como modo de informar ou explicar ao leitor sobre um determinado assunto de forma mais prática, intuitiva e direta.

            Um exemplo inusitado e bastante ilustrativo sobre o tema foi desenvolvido pelo infografista Jaime Serra:

Infográfico Jaime Serra

No infográfico acima, a proposta foi mostrar a má distribuição de renda na população argentina, onde poucos recebem salários melhores e a grande parte recebe valores abaixo da média. Além dos números os dados são representados de forma visual pelo pão repartido de forma desigual.


Infografia no jornalismo

            Entendido os conceitos básicos agora vamos nos aprofundar mais um pouco no vasto universo da Infografia. O conceito pode não ser dos mais complexos de entender, mas botar a mão na massa e fazer um Infográfico bonito, relevante e direto é mais difícil e leva um pouco de tempo.

            Fazer um infográfico bom e relevante não é uma coisa super simples. No jornalismo, por exemplo, uma área que utiliza bastante o recurso da Infografia para informar e dar mais credibilidade à notícia, tem dois principais fatores para a realização de um infográfico:

  • Dados e estatísticas coletados;
  • Recursos de execução;
  • Tempo disponível.

O processo de apuração é demorado, precisa de horas até conseguir dados relevantes para a notícia que estejam no contexto e vão ajudar o público a entender. Feito isso, o jornalista passa a bola para os infografistas, que, geralmente em prazos mais curtos, optam por um gráfico de barras ou de setores.

Lembre-se o Infográfico é um recurso que enriquece a notícia, informando de forma visual ao leitor, de uma maneira mais agradável e direta do que apenas texto.

Infográfico apresentando a ocupação da terra nos Estados Unidos.


Estudando Infográficos

            Se engana quem pensa que infográficos estão presentes apenas no jornalismo. A Infografia toca diretamente em muitas profissões como designers, ilustradores e profissionais de animação, que podem se especializar na organização visual de dados, estatísticas, banco de dados e afins.

            Existe uma vasta bibliografia e publicações digitais que ajudam estudantes e interessados no tema a entende e executar todos os processos, que fazem parte do universo da infografia. Este processo, de forma simples, pode ser dividido em quatro etapas:

  • Recolhimento de dados;
  • Filtragem dos Dados;
  • Contextualização;
  • Criação.

            Pessoas que têm memória do tipo visual lidam muito bem com esse modo de receber o conteúdo. Por vezes o infográfico consegue substituir inteiramente textos enormes os quais você não consegue se concentrar, mas é claro, quanto maior e mais complexo o conteúdo, maior será o infográfico ou a quantidade de infográficos.

            Os Infográficos não são usados apenas pelo jornalismo e em pesquisas científicas, eles também são uma ferramenta muito bem sucedida para aumentar o volume de tráfego de sites, gerar leads e estreitar o relacionamento com um cliente em potencial.

            Existem diversas ferramentas gratuitas na internet que te permitem fazer Infográficos grandes, simples ou complexos, algumas delas são: Canva, Tableau e Infogram.


Que tal arriscas fazer o seu próprio gráfico visual?

            Sendo mais específico sobre como fazer um Infográfico, esses 7 passos podem te ajudar muito:

  • Faça um esboço da sua ideia;
  • Transforme o esboço em um esquema;
  • Crie uma hierarquia dos dados por ordem de importância;
  • Faça um esboço de seu infográfico (no papel ou digitalmente);
  • Elabore um Call to action (Leve o usuário a fazer ações);
  • Determine uma estratégia para gerar reações e leads.
  • Solte a Criatividade!

            Agora é só pôr a mão na massa e começar a fazer os seus infográficos!

Compartilhe