O marketing de conteúdo consiste em atrair público através de técnicas específicas. O seu conteúdo depende exclusivamente do mercado, logo, é de suma importância definir uma estratégia e segui-la à risca para ter maior engajamento.

Basicamente, para aqueles que estão um pouco menos à vontade com as definições em inglês, o marketing de conteúdo representa uma abordagem estratégica de marketing que enfatiza a criação e distribuição de conteúdo relevante e de qualidade que oferece valor real.para o público-alvo, a fim de atraí-los e retê-los para que eles se tornem clientes ou consumidores ativos e lucrativos da empresa.

Para refletir sobre essa definição, é importante saber o principal objetivo do seu conteúdo. Existem uma série de fatores que englobam um sistema de marketing de conteúdo, sendo que avaliar o seu próprio trabalho é fator fundamental para aplicar as técnicas correspondentes.

De fato, uma marca pode decidir criar conteúdo para aumentar sua notoriedade ou até melhorar sua imagem com o objetivo de gerar visitantes, leads ou até clientes.

Para que serve o marketing de conteúdo?

Agora que você tem uma ideia melhor do que é marketing de conteúdo em termos de definição, qual é o objetivo? Quais são os objetivos por trás dessa abordagem de marketing? Existem alguns como:

  • Aumentar o conhecimento da marca ou fortalecer sua imagem;
  • Aumente os assinantes de uma lista de email;
  • Aumentar o tráfego para um site;
  • Melhorar o SEO de um site nos motores de busca;
  • Gerar leads;
  • Converta consumidores em embaixadores da marca;
  • Aumentar o carrinho de compras médio ou as vendas da empresa;
  • Promover recrutamento;
  • Posicione-se como uma referência em seu setor.

De fato, pode haver outros objetivos por trás dessa abordagem; O importante é conhecer bem o seu, a fim de mantê-lo em mente quando você desenvolver e distribuir seu conteúdo. Se você não sabe por que está fazendo marketing de conteúdo, é hora de se sentar e se perguntar: Como esse projeto apoiará os objetivos de negócios da minha organização? Se você perceber que o conteúdo criado não atenderá a essas metas, talvez não seja uma prioridade para seus negócios.

Conteúdo para Web
Construa o melhor conteúdo para sua marca.

“Um ótimo conteúdo não é ótimo, a menos que seja encontrado, e não é ótimo se for encontrado, mas não traz valor”.


Então, por que você deveria fazer isso?

A resposta a esta pergunta é simples. Você deve fazer marketing de conteúdo com o objetivo de ter uma fonte de tráfego e leads muito mais lucrativos, previsíveis e escaláveis ​​do que outras táticas tradicionais ou chamadas de marketing de saída. Além disso, se você integrar sua abordagem de marketing de conteúdo a uma metodologia de Inbound Marketing , terá mais sucesso. Saiba escolher novas palavras-chave para seus conteúdos.

Compartilhe